11/09/2023
por Imprensa CFESS
O Encontro Nacional CFESS-CRESS é o maior espaço deliberativo do Serviço Social Brasileiro e ocorre em Brasília (DF), entre 7 e 10/9. Nesta sexta-feira e sábado, as mesas de debate promoveram um resgate histórico dos últimos 50 anos e pontuaram desafios para a agenda do Conjunto CFESS-CRESS. O encontro reúne cerca de 400 pessoas na capital federal, dentre assistentes sociais de base – eleitas(os) em assembleia dos CRESS - gestões dos Regionais, do CFESS e trabalhadoras(es) dos Conselhos.
O debate dos eixos temáticos começou de forma intensa e criativa na tarde de sexta-feira (8), com os assuntos administrativo-financeiros e da ética e direitos humanos. No sábado, o debate ocorreu nos eixos da seguridade social, orientação e fiscalização profissional, comunicação, formação profissional e relações internacionais.
A assessora em Serviço Social do CFESS, Cristina Abreu, apresentou, durante a mesa 50 anos do Encontro Nacional CFESS-CRESS e os desafios para a agenda do Conjunto, um importante registro histórico dos debates, metodologias, ações realizadas nas últimas décadas pelo Conjunto CFESS-CRESS, bem como campanhas e produções de comunicação, disponíveis no site do Conselho Federal. “Relembrar o que já foi feito e os desafios que temos hoje é fundamental para melhor traçarmos estratégias coletivas na construção do que faremos no triênio”, avaliou a assistente social. O Conselho Federal promoveu, na mesa, uma “mulheragem” para Cristina Abreu, em agradecimento e reconhecimento de sua importante contribuição ao Serviço Social brasileiro, tendo sido conselheira do CRESS-BA e do CFESS, antes de se tornar assessora do Conselho.
Para a presidenta do CFESS, Kelly Melatti, que falou sobre a metodologia do Encontro, os diálogos nos diferentes eixos temáticos, durante o processo de construção da agenda do Conjunto CFESS-CRESS, são essenciais, mas é preciso atentar para as questões centrais na defesa do trabalho profissional, da função fiscalizadora e orientadora dos Conselhos e nas lutas por direitos de assistentes sociais e da classe trabalhadora.
Na quinta-feira (7/9), na abertura do 50º Encontro Nacional, o CFESS lançou novo cartaz com os 11 princípios do Código de Ética, os marcadores de página com cada princípio e o vídeo especial dos 30 anos, gravado no triênio anterior, com uma conversa realizada pelo CFESS com as assistentes sociais e professoras que participaram da elaboração do Código, aprovado em 1993. Os materiais estarão disponíveis nos CRESS em breve!
Um vídeo especial com os principais objetivos do Encontro Nacional, bem como informações sobre o evento, imagens de atividades e ações do CFESS e dos CRESS Brasil afora, além da importância da participação de assistentes sociais, foi exibido no segundo dia do Encontro e está disponível no site do evento.
A mesa de abertura e a conferência de abertura do 50º Encontro Nacional CFESS-CRESS estão disponóveis no Facebook do CRESSRS. O 50º Encontro Nacional seguiu até o domingo (10), quando a plenária final aprovou as deliberações, a definição da composição de GTs/Comissões, a definição dos eventos do triênio, a aprovação das moções e a leitura da Carta de Brasília, documentos que ficarão disponíveis no site do CFESS após a conclusão do Encontro.
Foto: Imprensa CFESS