19/06/2015
Concretizando uma das ações do CFESS relativa ao eixo da formação profissional, o conselho participa do Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para Educação Pública Já, em articulação com outras entidades.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
Uma das atividades do grupo de entidades se deu na organização do I Encontro Nacional de Educação (ENE), realizado em agosto de 2014, reunindo movimentos sociais e entidades como o ANDES/SN, CSP CONLUTAS, SINASEFE, que sintetizaram consensos em torno dos eixos: acesso e permanência, avaliação, democratização, mercantilização e privatização, financiamento, passe-livre e precarização, produzindo a cartilha Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e dos 10% do PIB para Educação Pública Já!
Essa publicação foi elaborada pelo Comitê Nacional em Defesa dos 10% para a Educação Pública Já!, que o CFESS compõe desde a preparação para o ENE.
Em 2016, haverá a segunda edição do ENE e para ser forte como a primeira experiência o CFESS orienta que os CRESS participem da construção dos Comitês Estaduais em Defesa da Educação Pública, participando desses junto com demais entidades preocupadas com a defesa da educação pública. Esta iniciativa vem sendo tomada pelas regionais do ANDES e sindicatos locais de professores, sendo importante a aproximação dos CRESS com esse movimento.
O CFESS também sugere a ampla divulgação do resultado desse esforço de articulação em defesa da educação pública que busca criar uma perspectiva diferenciada da oficial que não tem enfrentado, ao contrário, tem favorecido, os processos de privatização. Somente com a unidade de entidades classistas e movimentos sociais poderemos enfrentar os interesses do grande capital em mercantilizar o direito social que é a educação pública.