Nesta terça, dia 5, servidores públicos, empresas, órgãos, entidades sociais e demais voluntários receberam uma homenagem da Prefeitura de Porto Alegre no Paço Municipal. Dentre eles a conselheira do CRESS/RS Anahi Melgaré, que atuou no Centro de Hospitalidade espaço cedido pela Fundação São João, para atender às vítimas e familiares envolvidos na tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. Segundo ela, "foi um reconhecimento público e oficial a um exemplo de organização e solidariedade coletiva ao atender uma tragédia de tão grandes proporções".
Na cerimônia, foi destacada a sintonia dos serviços da Saúde, Defesa Civil, Ong Fundação São João e diversos setores da cidade como a rede hoteleira, que abrigou muitos familiares das vítimas gratuitamente. Segundo a coordenadora Municipal de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde, Fátima Ali, "foi uma demonstração de organização e solidariedade jamais vistos, e necessários num momento de tragédia. Tivemos orgulho de saber que estamos preparados para enfrentar estas situações, apesar de todas as críticas que sofre o SUS". O secretário Municipal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, lembrou o esforço coletivo dos serviços de saúde e dos trabalhadores que extrapolaram seus horários por solidariedade e abnegação em cumprir com a missão de atenuar o sofrimento das famílias e salvar pessoas. A coordenadora da Saúde salientou que os voluntários envolvidos levarão uma aprendizagem para sempre que marcarão suas vidas e suas histórias de vida.
Todos concordaram que houve uma sincronia entre os serviços da União, Estado e Município.
Na homenagem, foram entregues certificados a: SAMU, ONG Fundação São João, hospitais da capital, rede hoteleira e, por fim, os voluntários. A Prefeitura destacou a atuação dos profissionais do Serviço Social e da Psicologia. "Fomos chamados nominalmente e recebemos um certificado de agradecimento e um pingente de prata como reconhecimento", contou Anahí.
A cerimônia finalizou com uma banda de jovens, artistas locais que apresentaram a música "Cinzas ao Amanhecer", criada em memória aos jovens que morreram na tragédia e que pode ser encontrada no Youtube. "Foi uma comoção geral e não houve quem não chorasse com a apresentação", lembrou a conselheira
Colaboração: Anahí Melgaré, conselheira do CRESS.
Edição: Vanessa Martins - Comunicação CRESS/RS.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA