03/07/2015
O GT Serviço Público na Previdência do CRESSRS, reunido na tarde desta quinta-feira, dia 2 de julho, sede do SindisprevRS, debateu os encaminhamentos para a greve no INSS a partir do dia 7 de julho.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
Concurso público, melhores condições de trabalho e atendimento à população, reposição das perdas salariais, plano de carreira, fim do assédio moral e incorporação das gratificações são algumas das principais reivindicações.
Segundo relatou a diretora do sindicato Carmen Beatriz Fosch mais de 200 trabalhadores (as) das nove regionais (Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí, Uruguaiana e Pelotas) do INSS decidiram, no dia 27 de junho, durante Assembleia Geral da categoria, na Capital gaúcha, referendar o indicativo de greve da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) a partir de terça-feira, 7 de julho.
Na GEXPOA, oito agências irão parar com número significativo de servidores. Na APS Partenon II e no prédio da Cristaleira não teve muita adesão. Várias cidades do interior do RS que não faziam greve irão parar. Está ocorrendo uma grande adesão para a greve. Os sindicalistas e outros colegas estão viajando o interior para mobilizar a categoria. No dia 6, o comando de greve irá se reunir para a organização final da greve.
No dia 7 de julho, a concentração será na frente do IPASE pela manhã, com panfleteação. Naqueles locais do Interior em que o Assédio Moral é muito forte os servidores virão para Porto Alegre. Nos demais locais permanecerão nas suas cidades. Marcela Fernandes informou que no Serviço Social irão parar 15 assistentes sociais que estão bem engajadas na greve.
A segunda pauta, foi sobre a ideia de organizar um segundo encontro das Assistentes Sociais do INSS, porém neste segundo encontro seriam convidadas para participar as Gerências de Novo Hamburgo e Gerência de Canoas. O tema principal do encontro seria “Atribuições do Assistente Social nas diferentes frentes de trabalho do INSS”. Foram levantados alguns nomes de profissionais/professores para compor a mesa, quais sejam Maria da Graça Turck, Marilene Maia, Jane Prates, Rosângela Barbiani e Tatiana Reidel.
Outra ideia seria que algumas Assistentes Sociais apresentassem projetos de intervenção inovadores; da GEXPOA foram citados o Projeto Sala de Espera que acontece na APS Norte, Projeto de Rede que acontece na APS Azenha e Projeto Restinga que acontece na Partenon II. Os possíveis locais de realização seriam auditório do SindisprevRS e auditório de Canoas. A comissão organizadora inicialmente seria composta por Marcela Fernandes, Anahi Melgare e Marines Cecconello. Todas estas questões foram primeiras ideias e intenções ventiladas e serão futuramente discutidas. Marcela ficou de contatar RT de Novo Hamburgo e de Canoas.
O grupo também decidiu alterar as reuniões mensais para a primeira terça-feira do mês, às 15h, na sede do CRESSRS, ficando assim o calendário: 04/08 - 01/09 - 06/10 - 03/11 - 01/12.
Foto: Katia Marko