A marcha de abertura do Fórum Social Temático 2012 reuniu cerca de 20 mil pessoas em Porto Alegre nesta terça-feira. Assistentes sociais que integram o CFESS, o CRESS de São Paulo e do Rio Grande do Sul estiveram presentes com faixa e bandeiras, e se somaram ao clamor de diversos movimentos, como a luta pelas 30 horas, pela educação de qualidade, pelo fortalecimento do SUS, pela garantia de direitos do trabalho, entre muitos outros que estavam lá representados como movimento LGBT, feministas, movimento negro, ambientalistas, indígenas, estudantes, etc.
Pautas atuais que estão sendo debatidas no conjunto CFESS/CRESS foram objeto de diferentes protestos como a violenta ação policial nos casos de desocupação da região do Pinheirinho (em São José dos Campos/SP) e da "cracolândia", na capital paulista (
leia aqui matéria sobre o assunto). Movimentos sociais de outros países também trouxeram suas bandeiras e ajudaram a construir uma bela festa que se manteve apesar do calor de 37 graus e da chuva torrencial que caiu no final da tarde. Depois de caminhar desde o largo Glênio Peres até o anfiteatro Pôr do Sol, os participantes se concentraram para acompanhar os shows de abertura do FST 2012.
Nesta quarta-feira, dia 25, começam as atividades autogestionadas. Na quinta-feira, às 13 horas, o CFESS promoverá a oficina "Seguridade social no Brasil: desafios para a sua concretização", no Instituto de Educação (Av. Osvaldo Aranha, Porto Alegre). Na sexta será realizada a oficina "A organização política dos assistentes sociais no MERCOSUL e nos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP", às 13h, na Assembleia Legislativa do RS (Praça da Matriz, Porto Alegre).
Veja as fotos do evento:
Por Vanessa Martins MTB 11584
Assessora de Comunicação CRESS/RS