22/02/2018
Manifestações marcaram o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e ocorreram na capital e no interior do Rio Grande do Sul
por Assessoria de Comunicação CRESS/RS
Assistentes Sociais de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul participaram dos diferentes atos que ocorreram no dia 19 de fevereiro de 2018, contra a Reforma da Previdência. Na capital gaúcha, o CRESSRS esteve presente no ato realizado na esquina democrática, que contou com a participação de representantes das centrais sindicais, sindicatos de trabalhadores/as, movimentos sociais e demais trabalhadores.
As manifestações marcaram o Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência e ocorreram em grande número por toda a cidade, tendo início no aeroporto Salgado Filho, passando pela rodoviária de Porto Alegre e pela sede do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), localizada nas imediações do Mercado Público e da Prefeitura de Porto Alegre. Foram registrados, ainda, diversos atos em todo o estado.
O governo ilegítimo de Michel Temer, em parceria com a mídia burguesa, divulga uma série de falácias, dentre elas o “déficit da Previdência”, o “rombo previdenciário”, como manobras para iludir a população de que é necessário aprovar a Reforma, quando na verdade não tratam os dados com a devida transparência. Pesquisas comprovam que não existe déficit da Previdência Social, ao contrário, houve superávits sucessivos nos últimos anos.
O Conjunto CFESS-CRESS posiciona-se contrário a esse arbítrio e autoritarismo, lutando pela defesa intransigente dos direitos humanos e da justiça social, pela ampliação da cidadania e aprofundamento da democracia, de modo a assegurar o acesso aos direitos, programas e políticas sociais. Assume seu papel ao lado da classe trabalhadora, entendendo que os assistentes sociais são parte desta classe. Com esta clareza de direção e posicionamento político, e seguindo o Código de Ética Profissional, o CRESSRS diz NÃO à Reforma da Previdência e alerta que este é mais um ataque à classe trabalhadora, que visa retirar os direitos da população, historicamente conquistados através de muita luta.
Leia mais no site do CFESS: A contrarreforma da Previdência: por que assistentes sociais devem dizer não à PEC 287.