14/10/2024
por Imprensa CRESSRS
Na última quarta-feira, 09 de outubro, representações titulares e suplentes do CRESSRS nos espaços públicos ou da sociedade civil, tais como conselhos de políticas públicas e de defesa de direitos, comissões especiais, fóruns, frentes de lutas e demais entidades similares se reuniram para o I Encontro de Representações do CRESSRS nos Espaços Públicos ou da Sociedade Civil. A atividade híbrida contou com mais de 30 representações, de diferentes municípios do estado.
O encontro iniciou com a palestra das assistentes sociais Léa Maria Ferraro Biasi e Leila Aparecida Cunha Thomassim, que expuseram o funcionamento dos órgãos do controle social e o papel da conselheira/o. Leila lembrou que os dispositivos do controle Ssocial são uma conquista política original do processo de democratização do país, quando se passou por avanços democráticos e na luta contra a desigualdade social.
“Assistentes sociais participaram ativamente desse projeto, por isso, toda a vez que algum assistente social está no espaço do controle social ele leva junto a perspectiva histórica de luta coletiva e do projeto ético-político profissional”, afirma Leila.
Já Lea, explica que os Conselhos são espaços públicos com força legal para atuar nas políticas públicas, na definição de prioridades, conteúdos, recursos orçamentários, segmentos sociais a serem atendidos e na avaliação dos resultados. São atribuições do Conselho deliberar sobre a política e o orçamento, normatizar resoluções, acompanhar e fiscalizar.
“A gente tem que acreditar muito nesses dispositivos”, menciona Leila, “para fazer valer de fato as ações que os conselhos têm”. Segundo ela, os Conselhos cumprem papel de resistência e freio ao desmonte das politicas sociais e do desvio de recursos, por isso, “acreditamos muito nesse lugar de conselheira/o”.
O encontro continuou com uma apresentação preparada pela Comissão de Interiorização e Nucleação do CRESSRS, por meio das conselheiras Mariana Sebastiany e Dianefer Berté Schwendler. Elas apresentaram um documento sobre as bandeiras de luta do conjunto CFESS-CRESS, apontando a necessidade das diretrizes serem seguidas pelas reapresentações em seus espaços de controle social. Também convidaram as presentes para acompanhar os grupos de trabalho e comitês ligados ao CRESSRS, por serem importantes espaços de participação da categoria.
Após debate sobre os assuntos apresentados, foi aberto espaço para que representantes do CRESSRS que participam de NUCRESS ou coordenações de NUCRESS pudessem compartilhar sobre a experiência dessa representação articulada ao retorno ao núcleo de base do município ou região. E, logo depois, a coordenadora técnica do CRESSRS, Ana Rita Coutinho, apresentou as resoluções 008/2020, que regulamentação os Núcleos de Base (NUCRESS) e 009/2020, que regulamenta as condicionalidades para se tornar representação do CRESSRS.
Na avaliação de Mariana Sebastiany, o I Encontro de Representações do CRESSRS nos Espaços Públicos ou da Sociedade Civil foi um momento rico de aprofundamento de conhecimento e trocas sobre o controle social, de modo a fortalecer a atuação da categoria nesses espaços, alinhada às bandeiras de luta da profissão.
Descrição da imagem: fotografia com três mulheres sentadas de costas para a câmera e de frente para um telão onde está sendo transmitida a reunião online, através da sala de reunião.