21/06/2018
Formalização do PCCR compõe o Planejamento Estratégico Plurianual 2017-2020 e marca os avanços do primeiro ano da gestão “Classe trabalhadora em luta: unidade e resistência!”.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
O Planejamento Estratégico Plurianual 2017-2020, construído coletivamente pela categoria e em processo de implantação pela atual gestão do CRESSRS “Classe trabalhadora em luta: unidade e resistência!”, avançou com a recente aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos/as Trabalhadores/as do CRESSRS (PCCR), aprovado em reunião de Conselho Pleno. A elaboração do PCCR levou em conta Política Nacional de Gestão do Trabalho, aprovada no 42º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, e a Resolução CFESS nº 510 de 2007.
O objetivo do PCCR é melhorar as condições de trabalho no âmbito do CRESSRS, que hoje soma doze trabalhadores/as efetivos, além de criar critérios justos e equitativos para a remuneração das funções. Tais medidas contribuem para o cumprimento das competências organizacionais do Conselho. No documento é possível conferir a denominação, estrutura, descrição sintética e analítica e especificações de cada um dos cargos.
Esta e outras ações da gestão “Classe trabalhadora em luta: unidade e resistência!” em seu primeiro ano à frente do CRESSRS foram de tema de reportagem na edição nº 104 do CRESSRS Informa. Leia a matéria na íntegra logo abaixo, ou confira a versão online da publicação.
Um ano de Gestão, um ano de desafios: Resistir é Preciso!
Reconhecer a luta de classes e, na luta de classes, reconhecer que somos classe trabalhadora! Este é o debate posto em pauta pela gestão “Classe trabalhadora em luta: unidade e resistência!”, que assumiu a Gestão do Triênio 2017-2020 do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESSRS) em 15 de maio de 2017, e, desde então, vêm buscando fortalecer resistências coletivas para enfrentar tempos de violações de direitos, desmonte de garantias constitucionais e ofensiva às liberdades democráticas.
Acreditamos na força do posicionamento coletivo dessa categoria que historicamente se coloca de forma político-interventiva e que é desafiada dia a dia na materialização do Projeto Ético Político Profissional. No 12º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, a gestão CRESSRS 2017-2020 celebra um ano de luta e resistência, reafirmando o compromisso assumido em campanha de manter a direção crítica e o enfrentamento ao conservadorismo; a organização e fortalecimento da categoria e a participação e incidência em defesa dos direitos humanos e das políticas públicas, em conjunto com os movimentos da classe trabalhadora.
Se a conjuntura se constitui de desafios diversos é nosso papel buscar possibilidades de enfrentamento como classe trabalhadora que somos. E tem sido neste sentido que esta gestão vem trabalhando, tendo como prioridade o encontro, diálogo e construção coletiva entre a gestão e a base da categoria, por meio das atividades realizadas junto aos Núcleos de Base do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (NUCRESS), as Unidades de Formação Acadêmica (UFAS) e as entidades político-organizativas da categoria: Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO); dos processos de organização interna e gestão do trabalho em conjunto com os/as trabalhadores/as; do fortalecimento das instâncias deliberativas da categoria – Conselho Pleno, Conselho Pleno Ampliado e Assembleia Geral; da articulação com o conjunto CFESS/CRESS; das ações conjuntas com outras categorias profissionais, fóruns e frentes de luta e das manifestações públicas do conselho frente às pautas que atingem de forma direta os interesses da classe trabalhadora.
A construção coletiva do Planejamento Estratégico Plurianual 2017-2020, que contou com a participação de conselheiros/as, trabalhadores/as do CRESSRS, assistentes sociais de base inseridos/as em diferentes espaços sócio-ocupacionais e organizados nos NUCRESS, que foi aprovado em Conselho Pleno e deu base para o Plano de Metas para 2018, o qual foi aprovado em Assembleia Geral da categoria, é uma das estratégias apresentadas para que tenhamos de forma sistematizada, organizada e articulada a direção que nossa categoria deve percorrer.
Dentro deste Planejamento Estratégico duas ações relevantes merecem destaque. Uma delas se refere a implementação de um Pano de Ações do CRESSRS com os NUCRESS, o qual possibilita diversas atividades de educação permanente e o fortalecimento de núcleos que estão com dificuldades de articulação, a ampliação de espaços de construção coletiva, com a inserção de representantes dos NUCRESS na Comissão de Nucleação e Interiorização.
Outra ação relevante que destacamos, se refere à recente aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), que objetiva melhorar as condições de trabalho do conjunto de trabalhadores do CRESSRS, que hoje somam doze trabalhadores/as efetivos. Além disso, ressaltamos a criação nesta gestão de dois novos Grupos de Trabalho Temáticos – Direito à Cidade em Meio Urbano e Rural; Lutas, Movimentos Sociais e Diversidades – além da reativação da Comissão de Seguridade Social que ampliam a promoção de atividades de formação permanente e educação continuada.
Com este espírito, convocamos a categoria a ocupar ainda mais este espaço que é de todos/as nós. Através dos grupos de trabalho e das comissões, convidamos todos/as os/as assistentes sociais para somarem conosco na luta por uma nova ordem societária. Um Conselho forte e representativo depende da participação de cada um e cada uma na construção de outro projeto societário.