12/01/2015
“Assistente Social: atribuições, competências e defesa das políticas públicas”. Este é o tema da Agenda Assistente Social 2015, que já pode ser adquirida no CRESSRS.
por Assessoria de Comunicação CFESS
“As transformações societárias que afetam a vida da classe trabalhadora vêm impondo um constante refletir, resistir e lutar por parte das/os assistentes sociais brasileiras/os no seu trabalho cotidiano. Como instrumento de reflexão, resistência e luta, a Agenda Assistente Social é um espaço de organização e planejamento diário individual daquela/e que a usa, e já está consolidada também como um material crítico de apoio e referência sobre a construção coletiva das ações e posicionamentos ético-políticos da categoria e do Conjunto CFESS-CRESS”, diz trecho da apresentação da Agenda 2015.
Seu objetivo é identificar dimensões diversificadas do trabalho da/o assistente social e propor reflexões coletivas sobre as atribuições e competências profissionais que envolvem a categoria e sobre as diversas variáveis empíricas que ela lida no cotidiano, com especial destaque para as demandas da população usuária e respostas profissionais, estas construídas coletivamente em defesa de direitos sociais e políticas universais.
“A cada mês, procuramos tematizar o trabalho da/o assistente social, levantando provocações e reflexões, ora relacionadas a uma área de trabalho particular, ora mediadas por atribuições e competências que perpassam nossa ação profissional, e destacando aspectos históricos e contemporâneos que têm sido objeto contínuo de interesse e construção de respostas de assistentes sociais”, explica a coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS, Daniela Neves.
“Quais requisições comparecem no cotidiano do nosso trabalho como expressão do tempo presente? Por que o a/o assistente social deve refletir e debater seu trabalho? Que projetos profissionais a categoria está construindo nos diversos espaços ocupacionais? Como construir coletivamente as demandas ao exercício profissional? Quais respostas e lutas são realizadas para garantir direitos da população usuária nos serviços e políticas sociais?”. Estes são apenas algumas das reflexões levantadas pela Agenda 2015.
Além das divisórias, o conteúdo foi distribuído também em diversas seções internas, como “Bússola”, “Bandeira de Luta”, “Cultura”, entre outras, que contribuem para as reflexões sobre o fazer profissional.
O projeto gráfico da Agenda 2015 traz imagens inspiradas em xilogravuras dos cordéis nordestinos. As ilustrações das divisórias assumem uma linha própria, irrigada de cores e formas, que procura abordar os temas numa perspectiva provocativa, mas também que possibilite reflexões. Se, nas origens da xilogravura, a monocromia é predominante, para a Agenda 2015 as temáticas são expressas numa mistura de tons quentes e frios, que dão mais impacto aos elementos e figuras humanas.
Outro ponto que merece destaque é que a agenda vem articulada ao conjunto de peças de debate e divulgação que o CFESS lançará para as comemorações do Dia da/o Assistente Social de 2015. Além disso, compõe uma das dimensões da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS (2014-2017), que terá como foco histórico os 80 anos do Serviço Social brasileiro.
Custo:
- R$ 20,00 (vinte) para a agenda convencional
- R$ 12,00 (doze reais) para agenda de bolso