08/08/2023
por Imprensa CRESSRS
Assistentes Sociais dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina reuniram-se, no último final de semana, para o Encontro Descentralizado Região Sul, na cidade de Florianópolis (SC). Este foi o momento preparatório para o Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que será realizado em setembro de 2023, com o objetivo de deliberar a direção ética e política das ações do Conjunto durante todo o triênio da gestão (2023-2026).
Além das/os delegados representantes de cada estado, o evento contou ainda com a participação de convidadas/os de representantes da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
Para a conselheira presidenta do CRESSRS, Cíntia Florence, o Encontro Descentralizado permitiu aprofundar o debate em torno dos principais desafios colocados para o Serviço Social na atual conjuntura política do país, além de buscar estabelecer diálogo para ações conjuntas de enfrentamento aos ataques vivenciados no cotidiano profissional. “Sabemos que mesmo com a vitória das forças democráticas nas urnas, temos a tarefa histórica de vencer nas ruas um projeto neoliberal e neoconservador, por isso, novamente reafirmamos nosso compromisso com a materialização do projeto ético-político da profissão e com os movimentos sociais", afirma ela.
O Encontro Descentralizado aconteceu nas cinco regiões do país, debatendo as principais temáticas que estão colocadas aos regionais, seja na esfera política, conjuntural, ética e técnica do trabalho profissional de assistentes sociais. A organização do evento foi dividida nos seguintes eixos: Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização, Administrativo Financeiro, Formação e Trabalho, Relações Internacionais, Comunicação e Seguridade Social.
Foram três dias de debates considerando a realidade de cada Regional e considerando os desafios colocados às/aos presentes, dentro de uma conjuntura de avanços do projeto societário neoconservador, amparado pela atual fase de acumulação capitalista, pós-governo de ultradireita, período este que agravou o projeto societário, demarcando o viés neoliberal, reacionário, violento, negacionista, racista e cis-hetero-patriarcal.
Ao final, foi realizada uma plenária que deliberou pelas propostas da Região Sul para o Encontro Nacional.
Veja como foi a programação:
Encontro Descentralizado Região Sul
· 18h30 às 19h00 – Mesa de Abertura (CFESS – CRESS SC/PR/RS, ENESSO – ABEPPS)
· 19h00 às 19h20 –Leitura do Regimento Interno
· 19h30 – Palestra de Abertura
Dia 05/08 (Sábado) – Eixos
· 8h30 às 12h30 – Ética e DH – Local: Sala 3
· 8h30 às 12h30 – ADM/FIN – Local: Sala 5
· 14h00 às 18h30 – Seguridade Social – Local: Sala 3
· 14h00 às 18h30 – COFI – Local: Sala 4
Dia 06/08 (Domingo)
· 8h30 às 12h00 – Formação/RI – Local: Sala 3
· 8h30 às 12h00 – Comunicação – Local: Sala 4
· 13h30 às 16h00 – Plenária Final – Local: Auditório