24/10/2016
O Seminário "Qual o papel do CRESS frente ao golpe de Estado na conjuntura econômica e social?" aconteceu na última sexta-feira, dia 21/10, das 17 às 21h no Auditório do CRESSRS.
por Assessoria de Comunicação do CRESS
O objetivo foi debater quais as expectativas da entidade representativa da categoria, em especial visando subsidiar a pauta que a atual e as futuras gestões deverão agregar em seus planos de metas.
Teve início com uma saudação da Comissão Organizadora, na pessoa do Conselheiro I Secretário, Tiago Martinelli, seguido de uma apresentação da proposta do Seminário pela Conselheira Loiva Mara de Oliveira Machado. A seguir, o Conselheiro Vice Presidente, Agnaldo Engel Knevitz, realizou a leitura da Carta de Cuiabá, que resultou do 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS/CRESS, realizado nos últimos dias 13 a 16 de Outubro em Cuiabá, que traz diversos elementos da análise de conjuntura e dos desafios postos ao Conjunto, para garantir a direção crítica das Entidades na mobilização da categoria e da classe trabalhadora em geral. Além disso, destacou em sua fala a experiência da gestão na especificidade de natureza jurídica, administrativa, técnica e política e os desafios impostos para a Entidade, considerando a atual conjuntura.
Seguiu-se a programação com debate, onde em especial AS de gestões anteriores contribuíram com falas sobre a conjuntura atual, as demandas para o Conselho no âmbito da necessidade urgente de mobilização da categoria, que requer planejamento estratégico para dar conta desta realidade. Cabe destaque, que a maioria das propostas buscam centralizar ações nos NUCRESS e na COFI com o objetivo de aproximar AS de base com o CRESS, em especial aqueles/as que estão no Interior.
Após o debate, a Gestão “O CRESS Somos Tod@s Nós!” apresentou uma pré proposta do Plano de Metas para 2017, que já conta com a contribuição de muitos/as AS através das reuniões mensais de Comissões e Grupos de Trabalhos. Foram apresentadas muitas contribuições e questionamentos. A Comissão Organizadora realizou a sistematização das discussões, que servirão de base para qualificar o Plano de Metas que deverá ser apreciado e aprovado na próxima Assembleia Geral da Categoria em 04/11/2016 às 18h na Sede do CRESSRS.
Ao refletir sobre as atividades prioritárias, e o trabalho do Conselho em geral, oportunizou à categoria perceber este espaço que está para além da função cartorial, para além da orientação, fiscalização e regulamentação da profissão, mas também desenvolve muitas ações de incidência política, seja da inserção propriamente dita nos espaços de controle social, frentes e fóruns de luta, seja nas ofertas de educação/formação permanente.
Além disso, o conjunto CFESS/CRESS vivenciará em breve o processo eleitoral, para definir a sucessão das gestões, sendo oportuno maior conhecimento das ações do Conselho como um todo. O conselheiro Vice Presidente, Agnaldo Engel Knevitz, avaliou que foi muito importante este momento para oportunizar de fato maior participação da categoria nas definições de prioridades, frente ao cenário que temos.
Foto: Katia Marko