20/05/2015
Fruto de uma construção coletiva, o 9º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS) reuniu mais de 800 profissionais e estudantes no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.
por Assessoria de Imprensa do CRESSRS
De forma inédita, o encontro iniciou na manhã de sexta-feira, 15 de maio, Dia da/o Assistente Social, com os Seminários Preparatórios dos Grupos de Trabalho e Comissões do CRESSRS. O GT Serviço Social na Saúde reuniu 130 assistentes sociais para debater o “Serviço Social na Política de Atenção Básica”, no Auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre.
Durante a tarde, foram realizados também os seminários do GT da Previdência e das Comissões de Formação Profissional e Ética e Direitos Humanos. Todos com os auditórios lotados e debates bastante qualificados. O GT Previdência tratou sobre os "Retrocessos e perdas dos direitos sociais da classe trabalhadora", na sede do CRESSRS. A Comissão de Formação reuniu representantes de diversas UFAS para analisar a qualidade da formação em Serviço Social, em meio ao processo de reformulação da educação superior no País, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público. Já o Seminário da Comissão de Ética e Direitos Humanos tratou sobre o “Serviço Social e Direitos Humanos”, com enfoque na importância de uma educação/formação permanente na temática dos DH e sua relação intrínseca com a atuação profissional, no Anfiteatro do Forte do Palacinho do Ministério Público.
Conferência de abertura
Como o tema “Assistente Social, atribuições, competências e defesa das políticas públicas”, o 9º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais iniciou na sexta-feira à noite com apresentação artística do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da FASC, seguido de mesa de abertura com representantes do CFESS, CRESS, ABEPSS, ENESSO e FESSS, entidades que participaram de todo o processo de construção do encontro.
A Conferência de Abertura 'Estado de Proteção Social X Estado Mínimo: Como se movimentam os AS nesta arena?', contou com as conferencistas Profa. Dra. Aldaíza Sposati (PUCSP) e Profa. Dra. Berenice Rojas Couto (PUCRS) e mediação do Prof. Dr. Tiago Martinelli (CRESSRS/UFRGS). O debate foi bastante aplaudido pelo auditório lotado.
Homenagem a Galeano
Na manhã de sábado, dia 16 de maio, o 9° EGAS iniciou com um vídeo em homenagem ao escritor Eduardo Galeano. O primeiro painel discutiu "A realidade das Políticas Públicas no RS e o Serviço Social neste cenário", com a presença do Prof. Dr. Marcos Rolim e a Profa. Dra. Rosa Maria Castilhos Fernandes, com mediação da Profa. Dra. Mailiz Garibotti Lusa.
"O que está em jogo hoje são as parcerias público-privadas, que aumentam a lucratividade das empresas em detrimento do serviço público", afirmou Marcos Rolim. Para ele, vivemos um período de crise em todos os âmbitos, o que dificulta a criação de políticas públicas sociais. Sobretudo, perante a um Congresso Nacional extremamente reacionário. O prof. mencionou a força da Bancada BBB (Bala, Boi e Bíblia), que trabalha no retrocesso a questões sociais já garantidas por lei e pela luta da sociedade.
Os desafios do RS, de acordo com a professora Rosa Castilhos, é reconhecer que a participação social e o controle popular não estão consolidados no Brasil. "Longe disso, a prática participativa dentro dos conselhos municipais e entidades representativas não funciona nem nos nossos locais de trabalho. Como nós, assistentes sociais, garantimos a participação dos usuários na avaliação das políticas sociais?", provocou a profa. Para ela, a assistência social deve realizar o trabalho na ponta para que realmente tenha transparência no controle social e no serviço público brasileiro.
Teatro e roda de conversa
À tarde, o 9º EGAS iniciou com uma esquete teatral do Grupo Levanta Favela que oportunizou um rico debate sobre a realidade vivenciada pelas/os assistentes sociais nas diversas políticas sociais em que atuam. A atuação expressou as relações visíveis e invisíveis nas cidades experimentadas pelos cidadãos e a visão de movimentos organizados na defesa de direitos.
A Roda de conversa "Atribuições e Competências: Diálogos Intersetoriais" ficou bastante motivada pela apresentação e além da participação da Profa. Dra. Míriam Thaís Guterres Dias (UFRGS), Dra. Silvia da Silva Tejadas (MPRS), AS Ms. Léa Maria Ferraro Biasi, AS Neide Oliveira de Lara e a AS Anahi Melgaré (INSS) mediado pela Profa. Dra. Marilene Maia (FESSS/UNISINOS), contou diversas assistentes presentes na roda no palco e nas intervenções.
O encontro foi finalizado com relatoria da Profa. Dra. Vini Rabassa da Silva (UCPEL) dos principais pontos de discussão e uma Mesa de Encerramento com as Entidades Representativas da categoria, CFESS, CRESS, ABEPSS, ENESSO e FESSS. Em suas falas finais, as entidades destacaram os compromissos firmados com o Projeto Ético-Político da profissão, com o enfrentamento ao sistema gerador das desigualdades, com a luta pela garantia dos direitos humanos/sociais, com a afirmação de políticas públicas que sejam experiências potentes de construção de uma outra lógica de desenvolvimento e relações, enfrentando o conservadorismo, a fragmentação e a mercantilização em vigência.
Para encerrar com alegria e bastante disposição para a luta, o encontro finalizou com um Coffee Break e a apresentação ao vivo de Manon e Ricardo Cordeiro (voz e violão).
O 9° EGAS foi com certeza um momento de renovação de utopias, com excelentes contribuições e experiências contextualizando o cenário atual e os desafios postos ao exercício e à formação profissional.
O CRESSRS quer agradecer a todos que contribuíram para fazer do 9° EGAS um grande encontro, conselheiros, funcionários, profissionais e estudantes que trabalharam de forma solidária no credenciamento e produção. E também aos representantes das entidades, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - ABEPSS, a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social - ENESSO e o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço social – FESSS que acreditaram e apostaram na construção coletiva.
A cobertura completa do 9° EGAS será divulgada no InformaCRESS.
Foto: Mariana Pires