Em sua sexta edição, o Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais, promovido pelo CRESS/RS nos dias 11 e 12 de maio, foi um grande sucesso. Profissionais, docentes e estudantes vieram de todas as regiões do Estado para acompanhar as discussões que envolveram o tema "Educação não é mercadoria: assistentes sociais na luta por uma educação pública, gratuita, laica, presencial, de qualidade e a serviço da classe trabalhadora". Professores e alunos de todas as modalidades de ensino estiveram presentes, manifestando-se e interagindo com as palestrantes.
O painel de abertura "A formação profissional do assistente social na Graduação e Pós-Graduação", realizado na sexta-feira, dia 11, contou com a participação da assistente social Drª. Yolanda Guerra, docente da Graduação e da Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora Nacional de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss), e da assistente social Dra. Jane Prates, docente do curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS. A professora Yolanda Guerra apresentou um histórico sobre o panorama da precarização do ensino desde a educação básica, mas sobretudo em nível superior, com as estratégias de governos para ampliar as vagas no ensino sem preocupação com a qualidade e atendendo à lógica mercadológica, muitas vezes copiando modelos estrangeiros. Já a professora Jane Prates destacou o papel da pós-Graduação no Serviço Social e na pesquisa em geral. Para ela, as pesquisas estão dissociadas dos problemas reais da população, mas ao se analisar a produção científica do Serviço Social constata-se o contrário. "A pesquisa na área do Serviço Social está preocupada em dar respostas às grandes demandas sociais", mostrando a relevância da profissão para o Brasil.
No sábado, a assistente social Ana Maria Cartaxo, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou o tema "O contexto da educação brasileira e suas implicações na formação profissional" e tratou sobre a Reforma e Contra-Reforma do ensino, destacando conquistas e retrocessos nas últimas décadas. Logo após, a assistente social Rosa Castilhos, doutora em Serviço Social pela PUCRS e Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal, docente do curso de Serviço Social da UFRGS, com a palestra "Exercício Profissional e os desafios para a Formação Permanente", falou sobre características, competências e atribuições do trabalho dos/as assistentes sociais e conclamou os profissionais a indignarem-se com tudo o que vai contra a caminhada do Serviço Social.
As assistentes sociais conselheiras do CRESS/RS mestre Maria Suzete Müller Lopes, docente do curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil, e doutora Sônia Maria Almeida, docente do curso de Serviço Social da Universidade do Vale do Rio dos Sinos encerraram as discussões trazendo dados sobre a produção dos Grupos de Trabalho e das Comissões Temáticas do CRESS.
O público que resistiu ao cansaço foi brindado com a energia dos tambores do grupo de percussão Odomodê. O encontro contou com patrocínio da Caixa e do Governo Federal e o apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Veja as fotos abaixo, por Gabriela Di Bella:
Por Vanessa Martins MTB 11586
Assessora de Comunicação CRESS/RS