25/11/2023
por imprensa CRESSRS
Em março de 1999, o 25 de novembro foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher devido o assassinato das irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa) pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana.
A data chama atenção para as inúmeras violências sofridas pelas mulheres. Continuamos a viver numa cultura dominada pelos homens que deixa as mulheres numa situação de vulnerabilidade, negando-lhes a igualdade em termos de direitos e de dignidade.
Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as taxas de feminicídios e homicídios femininos tiveram crescimento de 2,6% este ano quando comparado com o mesmo período do ano anterior e os estupros e estupros de vulnerável apresentaram crescimento de 14,9%.
Deste modo, tanto os assassinatos motivados por razões de gênero como as demais formas de crimes contra a vida de mulheres tiveram crescimento no país. Em média, 38% dos assassinatos de mulheres ocorridos ao longo do primeiro semestre foram tipificados como feminicídio no Brasil, mesmo percentual de 2022.
Os crimes contra a vida, em geral, caíram 3,4% no país no primeiro semestre deste ano. Ou seja, embora o país tenha tido êxito na redução da violência letal no período, os assassinatos de mulheres apresentaram crescimento.
É importante frisar que esta data de hoje faz parte dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Aproveite para debater sobre o assunto no seu espaço socio-ocupacional ou com amigos e familiares. Não se cale!
Descrição da Imagem: card quadrado com fundo roxo, com a imagem de uma mão aberta, escrito 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher; 25/11: Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Logotipo do CRESSRS.