21/11/2023
por imprensa CRESSRS
A pesquisa “Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2023”, encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que no primeiro semestre de 2023, 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, crescimento de 2,6% comparado ao mesmo período do ano anterior.
O crime de feminicídio é uma qualificadora do homicídio doloso e foi inserido no Código Penal com a promulgação da Lei 13.104/2015. Considera-se feminicídio quando o crime decorre de violência doméstica e familiar em razão da condição de sexo feminino, em razão de menosprezo à condição feminina, e em razão de discriminação à condição feminina.
Os dados têm como fonte os boletins de ocorrência registrados pelas Polícias Civis dos estados e do Distrito Federal.
Hoje é o 2º dia dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A cada dia, o CRESSRS irá compartilhar informações sobre violência doméstica. Acompanhe e denuncie!
Descrição da Imagem: card roxo, com ilustração de uma mão aberta e em texto 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, Feminicídio teve crescimento no Brasil no 1º semestre de 2023, logotipo do CRESSRS.