21/06/2023
por Imprensa CRESSRS
O Dia Internacional da Educação Não Sexista e Sem Discriminação ocorre em 21 de Junho e foi instituído em 1991 pela Rede de Educação Popular Entre Mulheres da América Latina e do Caribe (Repem). Desde então, houveram inúmeros avanços em relação às políticas sociais em busca da equidade de gênero e a eliminação de outras formas de opressão. No entanto, a luta contra o sexismo, machismo, racismo e LGBTQIAP+fobia continua diante das situações de violações de direitos que ainda acontecem diariamente.
É no cotidiano de espaços como a escola que podemos contribuir para enfrentar as referidas situações, bem como propor estratégias de reflexão crítica que alcancem os estudantes da educação básica. Nesse viés, a implantação da Lei 13.935/19 que prevê a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos/as na rede pública de ensino é indispensável para a promoção da transformação da realidade social.
Questões atuais como violência, saúde mental, pobreza menstrual, ausência de projeto de vida, entre outras, requerem uma articulação da leitura teórica com a ação concreta, ou seja, uma práxis fortalecida. Para isso, se deve beber da fonte de especialistas na área e buscar saber qual o posicionamento das entidades representativas do Serviço Social sobre as diferentes temáticas.
A publicação do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) “Seminário Nacional Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero”, disponibilizada em 2015, e o livro “Assistentes Sociais no combate ao racismo”, disponibilizado em 2020, reúnem relatos, problematizações e sugestões para uma perspectiva de futuro de fato emancipatória.
Conforme está previsto no Código de Ética do/a Assistente Social (2019) é um princípio fundamental o “empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.”
O CRESSRS reforça o compromisso com a classe trabalhadora e todas as suas formas de ser e estar no mundo! Seguimos juntes!
“Não vou mais lavar os pratos.
Nem limpar a poeira dos móveis.
Sinto muito.
Comecei a ler.”
(Cristiane Sobral)
Indicações de produções audiovisuais e livros:
Negritudes Brasileiras, dirigido por Nátaly Neri, 2018. (disponível no Youtube)
Uma equipe muito especial, dirigido por Ayoka Chenzira Jamie Babbit, 2022.
Ensinando a transgredir – a educação como prática da liberdade, autora Bell Hooks, 2013.
Prisma, dirigido por Ludovico Bessegato, 2022.
Meu crespo é de rainha, autora Bell Hooks, 2018.
Corações Batendo Alto, dirigido por Brett Haley, 2018.