O dia 17 de maio é uma data importante para a comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos, Assexuais e outros grupos e variações de sexualidade e gênero (LGBTQIA+), porque foi neste dia que em 1990 a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). A pauta de defesa dos direitos LGBTQIA+ é histórica pelo conjunto CFESS-CRESS, principalmente na criminalização da Homofobia, Lesbofobia, Transfobia, entre outras expressões resultantes do preconceito, da desproteção social, da violência, do machismo e da falta de Justiça.
.
O CRESS RS reafirma a luta Contra a LGBTQIAFOBIA trazendo a importância da inserção dos Assistentes Sociais nos movimentos sociais e demais espaços de defesa da comunidade LGBTQIA+. Nossa luta é para que Elas/Eles/Elus tenham o mesmo direito de ser e existir que todes, principalmente em tempos de pandemia onde muitos LBGTQIA+ isolados em casa também estão expostas/os/es a discriminação e violência por familiares que não aceitam sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
.
O respeito à diversidade é um compromisso dos Assistentes Sociais, por faça parte dessa luta por um Brasil igual e de todas as cores e amores!
.
.