12/05/2023
O encontro contou com a participação de diversos profissionais, que discutiram dos desafios para valorização da profissão
por Imprensa CRESSRS
Nos dias 11 e 12 de maio aconteceu a 16ª edição do Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS). O evento, que teve como mote “Nossa História é de Luta: 30 anos do código de ética do profissional do Serviço Social e os desafios para a valorização da profissão no Brasil”, foi realizado no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Estado do RS e contou com a participação de diversos palestrantes para tratar de assuntos relacionados à temática.
A programação do encontro foi composta por 11 palestrantes, além de duas apresentações culturais, sempre enfatizando a representatividade, a valorização da profissão e a defesa do projeto ético-político do Serviço Social. A abertura do evento foi realizada pela artista e assistente social Sílvia Duarte, cujo trabalho busca dar visibilidade a diversas causas sociais, visando a atenção e o fortalecimento do trabalho de artistas e profissionais negros. A primeira mesa de debate do encontro teve como tema “A defesa do Projeto Ético-Político do Serviço Social na atual conjuntura: os desafios da classe trabalhadora frente às reconfigurações do mercado de trabalho”. O tema foi conduzido pelos professores Magali da Silva Almeida e Fernando Dillenburg, que discutiram os desafios da profissão no atual contexto político, econômico e social do Brasil.
A segunda mesa de debate do EGAS contou com a presença das convidadas Fernanda Vicari dos Santos, Ana Caroline Parahyba, Angélica Kaigang, Karina Limeira Santos, Daniela Ferrugem e Loiva Mara de Oliveira Machado, para discutir a temática “Assistentes Sociais e o dever Ético-político na luta Anticapacitista, Antirracista e na defesa dos povos originários”. A mesa debateu a importância e os desafios para a materialização dessas lutas no cotidiano do trabalho. O tema “30 anos do Código de Ética da/o/e Assistente social: Defesa da ética profissional e a luta pelas condições éticas e técnicas do trabalho” foi o conteúdo da terceira mesa de debate do encontro. As convidadas Maria Aparecida Marques da Rocha e Loiva Mara de Oliveira Machado promoveram reflexões sobre as condições éticas e técnicas adequadas para a atuação dos/as/es assistentes sociais nos diversos espaços sócio-ocupacionais. As convidadas Kênia Figueiredo e Eva Santos conduziram a última mesa de debates do 16º EGAS, que teve como temática "A comunicação como ferramenta estratégica na defesa da profissão e do Projeto Ético-político do Serviço Social". As palestrantes discutiram a importância da comunicação para as lutas anticapitalista, antirracista e anticapacitista, bem como para os demais valores que integram do projeto Ético-político defendido pelo/a profissional assistente social.
O evento contou ainda com a despedida da gestão do triênio 2020/2023 do CRESSRS e a apresentação da nova gestão para o triênio 2023/2026. O encerramento foi realizado com uma apresentação cultural do grupo “As Rainhas - Roda de Samba de Mulheres”. O 16º EGAS promoveu debates de extrema importância para o Serviço Social, sendo permeado por discussões que não se esgotam após o encerramento do evento.
Foto: V Films