29/05/2018
Os cerca de 800 participantes produziram nove moções e uma carta final que ressaltam o compromisso da categoria com a defesa de um projeto societário emancipador e do combate à sociedade classista, racista e heteropatriarcal.
por Assessoria de Comunicação CRESSRS
Entre os dias 17 e 18 de maio, cerca de 800 pessoas circularam pelos espaços da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), onde ocorreu o 12º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS). O evento foi promovido pelo CRESSRS, em parceria com o Programa de Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos da UBEA/PUCRS. A programação contou com painéis, rodas de conversa, intervenções culturais e a realização de quatro Seminários Estaduais Temáticos, promovidos pelas Comissões Permanentes do CRESSRS: Comunicação; Ética e Direitos Humanos; Formação e Trabalho Profissional; e Seguridade Social.
A Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” avalia que a qualidade das discussões e a grande diversidade de cidades de origem do público recebido – com participantes de, praticamente, todas as regiões do Rio Grande do Sul e até mesmo de outros estados – se devem à forma de organização do encontro. O processo teve caráter agregador e democrático, envolvendo instâncias representativas como a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS Sul I), a Executiva Nacional de Estudantes em Serviço Social (ENESSO) e o Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social (FESSS).
O esforço coletivo também pôde ser conferido na cobertura jornalística do 12º EGAS, devido a parceria firmada entre a assessoria de comunicação do CRESSRS e o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social, Mídia, Cultura e Questão Social (NEPMQS), da Universidade Federal de Santa Maria. A colaboração do NEPMQS é resultado dos debates realizados nas reuniões da Comissão de Comunicação do CRESSRS. Outra novidade neste ano foi a preparação do coffee break pela Cooperativa Habitacional 20 de Novembro, integrante do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM). A escolha reafirma o compromisso da atual gestão do CRESSRS com a economia solidária e os movimentos sociais.
A sintonia com o debate da categoria em âmbito nacional esteve expressa no tema do 12º EGAS, que reforçou a campanha do Conjunto CFESS-CRESS para o 15 de maio, Dia do Assistente Social: "Nossa escolha é a resistência, somos classe trabalhadora - Assistente social: em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade". O conceito foi deliberado em 2017, durante o 46º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS. Além disso, o 12ª EGAS deu visibilidade ao trabalho profissional e ao compromisso ético-político da categoria ressaltando os 25 anos do Código de Ética Profissional do/a Assistente Social e os 55 anos de atividades do CRESSRS.
Após dois dias de intensa programação, com experiências compartilhadas, trocas teóricas e a presença de palestrantes de vários lugares do Brasil – inclusive com uma convidada internacional –, os participantes do 12º EGAS produziram nove moções e uma carta final, que refletiram o posicionamento de resistência e a disposição para a luta da categoria no Rio Grande do Sul. Nos documentos, o registro da defesa de um projeto societário emancipador na atual conjuntura e do combate à sociedade classista, racista e heteropatriarcal. O material pode ser conferido na íntegra ao final desta notícia.
O detalhamento de cada uma das atividades desenvolvidas durante o 12º EGAS, assim como a cobertura em fotos e vídeos, poderá ser acompanhada ao longo dos próximos dias, aqui no site do CRESSRS. A Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” agradece a presença de todos/as estudantes e profissionais assistentes sociais e de outras profissões que compareceram ao encontro. O planejamento do 13º EGAS já foi iniciado, tendo data prevista para os dias 16 e 17 de maio de 2019, com uma programação igualmente especial ao ano de 2018.
Foto: Arte: Camila Reinheimer/CRESS-RS | Ilustração: Renata Pires Bazzo
Assista o vídeo: