12/06/2021
Data que marca o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil
por Comissão de Seguridade Social Ampliada
Dia 12 de Junho é dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho - OIT.
.
Data importante para nos mobilizarmos e trabalharmos a prevenção e as ações de combate à essa violação dos direitos essenciais da infância. O ano de 2021 foi instituído pela ONU como o "Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil" e a campanha desse ano é "Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”
.
A inserção de crianças e adolescentes na exploração do trabalho é mais uma das mazelas decorrentes da forma como está organizada nossa sociedade, baseada na exploração da classe trabalhadora para benefício de poucos. A pandemia de COVID-19 e seus rebatimentos para a classe trabalhadora fez com que essa realidade se ampliasse novamente, devido ao desemprego de milhares de famílias, a pobreza, a fome, a falta de acesso aos serviços básicos e às redes de apoio.
.
Para os profissionais assistentes sociais nas mais diversas políticas que se deparam com essa questão em seu cotidiano de trabalho, é importante articular ações de prevenção e combate ao Trabalho Infantil, juntamente com a rede de serviços, mas distanciar-se de análises que sejam carregadas de julgamento moral ou culpabilização das famílias envolvidas. É preciso entender esse problema como parte de um todo muito maior que é a sociedade capitalista e a exploração do trabalho, e as condições de sobrevivência à que estão submetidos os trabalhadores e seus filhos. Analisar e entender a realidade dessas crianças e suas famílias é fundamental para contribuir com o seu fortalecimento e superação, dentro dos limites que nos são impostos no atendimento.
.
Nesse dia 12 de Junho, que possamos reforçar a nossa posição de luta por uma outra sociabilidade e pelo direito de crianças da classe trabalhadora ao aprendizado seguro e saudável, ao brincar e ao cuidado conforme sua condição de desenvolvimento.
Foto: Imprensa CRESSRS