12/06/2017
O EGAS deu destaque ao compromisso da categoria em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais e apresentou a nova Gestão do CRESSRS
por Assessoria de Comunicação do CRESSRS
De forma articulada, a organização foi programada coletivamente com a participação de representantes das Entidades da Categoria, do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Sul (CRESSRS), da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), da Executiva Nacional de Estudantes em serviço Social (ENESSO) e do Fórum Estadual de Supervisão de Estágio em Serviço Social (FESSS).
Com o tema "Na Luta de Classes não há Empate: Profissional em defesa das liberdades democráticas e dos direitos sociais", o 11º Encontro Gaúcho de Assistentes Sociais (EGAS) foi realizado nos dias 12 e 13 de maio, no Teatro Dante Barone, em Porto Alegre. Pelo segundo ano consecutivo, a programação do dia 12 à tarde trouxe a realização de oficinas temáticas promovidas pelos Grupos de Trabalho Temáticos e Comissões do CRESS.
O tema definido durante o 45º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS em 2016 para o dia do/a Assistente Social em 2017, em uma conjuntura temerosa e tenebrosa, de ataques diários a direitos sociais e às políticas sociais, ilustra a intensificação da violência e criminalização das lutas sociais, que têm sofrido cada vez mais com a repressão de um Estado que está a serviço do grande capital. Para além de refletir sobre o trabalho de assistentes sociais e a contribuição do Serviço Social ao Brasil, este encontro reforçou o compromisso que a categoria tem para voltar-se com maior força ao trabalho de base e continuar nas ruas, somando-se à luta da classe trabalhadora, resistindo e lutando contra os retrocessos e perdas de direitos já conquistados.
Na sexta-feira à tarde ocorreram as Oficinas Temáticas. O GT SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE debateu: “Serviço Social e Saúde: Resistência da classe trabalhadora na conjuntura de desmonte do SUS” com a participação da assistente social, Adalgiza Araujo (Conselho Estadual de Saúde), AS Renata Dutra Ferrugem (Fórum em Defesa do SUS/RS / HCPA), A.S Tuane Vieira Devit (Frente Nacional Contra a Privatização do SUS / UFRGS) e A.S Carine Fernandes (Associação dos Servidores do GHC) e teve como relatores, o A.S. Cassio Tondolo (RIS GHC) e A.S. Priscila Lunardelli (Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul ).
Já o GT SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA debateu: “Reforma da Previdência e o desmonte do Serviço Social”, com as Assistentes Sociais Anahi Melgaré, Angela Fenner e Carmen Fosch. A COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO debateu: “A importância da comunicação na construção de valores”, com o professor da UFRGS Pedrinho Guareschi e a jornalista Katia Marko. O GT SÓCIOJURÍDICO debateu: “As repercussões da conjuntura atual para os/as trabalhadores da área sócio jurídica: A luta de classes e as possibilidades de resistência”, com Prof. Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo da PUCRS.
A COMISSÃO DE TRABALHO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL apresentou o levantamento parcial de dados da pesquisa sobre a formação, realizada pelo CRESSRS e debateu: “Análise de conjuntura e o impacto na formação e no trabalho do/a Assistente Social” com a Profa. Dra. Jane Cruz Prates da PUCRS e seguiu com debate sobre: “Estágio curricular em Serviço Social” com a Profa. Dra. Vânia Manfroi da ABEPSS/UFSC), com a ENESSO e o FESSS. A COMISSÂO DE ÉTICA E DIREITOS HUMANOS debateu: “A defesa dos Direitos Humanos à partir da luta de classes, com enfoque nas diversidades”, com a AS Greice Cavalheiro, do Coletivo Feminino Plural, Profa. Dra. Idília Fernandes, da FADERS, Prof. Dr. Giovane Scherer, do GEJUP-PUCRS, e AS Agnaldo Engel Knevitz, Movimento LGBT.
Logo após as oficinas foi realizado o credenciamento e a acolhida com a Apresentação Cultural com o Grupo Unamérica, com Dão Real e Zé Martins. A professora Marilene Maia e alunos da atividade acadêmica de Seminário Temático de Participação e Controle Social da Unisinos prepararam uma retrospectiva dos EGAS com a atividade “(re)construindo e fazendo história”, e logo após da mesa de abertura com Entidades Representativas da Categoria tivemos a Conferência de Abertura: “Na Luta de Classes não há Empate – Os Desafios da Democracia”, com o Prof. Dr. Jaime Hillesheim, da Faculdade de Serviço Social da UFSC e mediação do Prof. Dr. Tiago Martinelli, da Faculdade de Serviço Social da UFRGS.
No sábado pela manhã foi realizada uma mesa intitulada: “Análise de conjuntura” com as Entidades: CRESSRS, ABEPSS, FESSS e ENESSO, e logo após a mesa de debate: “Profissional em Defesa das Liberdades Democráticas e dos Direitos Sociais, com Guilherme Boulos (Coordenador Nacional MTST) e AS Ms. Letícia Chimini (militante do Movimento dos Pequenos Agricultores - MPA).
No sábado à tarde, a programação iniciou-se com a Apresentação da Nova Gestão do CRESSRS e das Seccionais para o triênio 2017-2020 e logo depois uma Roda de Conversa com Assistentes Sociais e Militantes de Base: Malu Viana (Questão Racial), Vanessa Perini Moojen (Imigração), Rejane Prudente (População de Rua), Guilherme Gomes Ferreira (LGBT) e Angélica Domingos (Indígenas).
Em seguida tivemos a aprovação de uma moção contra o desmonte do SUAS e da Seguridade Social (confira) e tivemos uma apresentação de Rapper no encerramento com Malu Viana e Vanessa Perini Moojen e a companheira Eliane Moura da Via Campesina que, por motivos pessoais não pode estar no encerramento, mas que, gentilmente, disponibilizou o tema de sua participação.
A Gestão “Classe Trabalhadora em Luta: Unidade e Resistência!” agradece a presença de todos/as profissionais Assistentes Sociais e de outras profissões e estudantes que estiveram neste Encontro e já planeja o 12º EGAS em 18 e 19 de Maio de 2018 com uma programação toda especial.
#vemproegas #vemprocress #vempraluta #vempraresistência