10/12/2021
Por que devemos defender direitos conquistados há mais de sete décadas?
por Comissão de Ética e Direitos Humanos CRESSRS
Há 73 anos foi promulgada a Declaração Universal em Direitos Humanos na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
.
Por que devemos defender direitos conquistados há mais de sete décadas?
.
A conjuntura política, social e econômica sucedida com a disseminação da pandemia de Covid-19, escancarou as vulnerabilidades ocasionadas pelo descumprimento e/ou violação de Direitos Humanos em escala global.
.
O racismo estrutural, a violência contra mulheres e crianças, a negação à saúde de forma gratuita e universal, a discriminação de populações vulneráveis, são algumas das várias formas de violação de direitos, que foram intensificados nos quase dois anos de pandemia.
.
Na atual fase do capitalismo, a economia austera e os cortes orçamentários andam em descompasso com o desenvolvimento social. Assim, a negação de acesso a políticas públicas que garantam os direitos fundamentais a quem mais deles necessita, gera um rolo compressor de exclusão e submissão.
.
Perversamente exclui-se e condenam-se os segmentos mais vulneráveis da sociedade, provocando conflito social, violência e crimes. Expõe-se e esfacela-se uma sociedade já marcada pela vingança e pelo medo. Nesse 10 de dezembro, não há o que sê comemorar, mas sim há o que se lutar!
.
Considerando que o/a trabalhador/a Assistente Social tem como um de seus princípios éticos fundamentais a defesa intransigente dos Direitos Humanos (CFESS 1993), então pode contribuir decisivamente para a efetivação desse princípio. A partir da inserção em espaços que apresentam como demanda o enfrentamento a qualquer forma de violação dos mesmos. Pode ser na comunidade que trabalha e/ou reside, em movimentos sociais, nos campos de trabalho, na conversa com amigas/os, parentes e vizinhas/os.
.
Trabalhador/a Assistente Social, venha para a luta pela garantia de direitos e na proposição de alternativas que contribuam com a superação do capitalismo, racismo, machismo, anticapacitismo, lgbtfobia e qualquer outra forma de opressão.
.
.
#cressrs #cressrs10 #servicosocial #assistentesocial #DireitosHumanos #combateasopressoes
Foto: Imprensa CRESSRS