O dia 09 de agosto, que é o Dia Internacional dos Povos Indígenas, não é somente uma data simbólica, mas a representação da resistência dos mais de 300 povos indígenas e das mais de 200 línguas faladas no Brasil.
O 50º Encontro Nacional do conjunto CFESS-CRESS, evento que é o fórum máximo de deliberação da categoria profissional de Serviço Social, ocorreu em setembro de 2023. Neste evento, algumas das deliberações realizadas se referem à população indígena.
Principalmente, no eixo Ética e Direitos Humanos, em que deliberou-se, dentro da temática “Povos Originários e Comunidades Tradicionais”, que é importante aproximar assistentes sociais indígenas dos espaços e ações do conjunto CFESS-CRESS. Além de ser relevante incentivar a organização política e o fortalecimento da identidade étnico racial.
Existem conflitos cotidianos pela não existência dos povos indígenas em seus territórios ancestrais, sendo que, desde o princípio da invasão do Brasil, nós, povos indígenas, já vivíamos aqui neste território. Sendo assim, necessária reparação a todas as comunidades indígenas do país.
Historicamente lutamos pelo nosso bem que é a terra, para podermos buscar uma saúde de qualidade, educação e os direitos em todos os espaços na sociedade brasileira. Acreditamos em um mundo melhor de respeito e qualidade de vida.
*Talvane Ribeiro de Campos - Povo Kaingang é assistente social e mestrando no Programa de Pós-graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS. Trabalhador na Santa Casa de Misericórdia de Sabará, empresa conveniada à Saúde Indígena.
Descrição da imagem: imagem com fundo verde e elementos em preto, branco e vermelho. Apresenta o texto 09 de Agosto, DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS. “É importante aproximar assistentes sociais indígenas dos espaços e ações do conjunto CFESS-CRESS”. Talvane Ribeiro de Campos, Assistente social e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Serviço Social da UFRGS. Trabalhador na Santa Casa de Misericórdia de Sabará, empresa conveniada à Saúde Indígena. Apresenta a fotografia do indígena Talvane com um plano de fundo do planeta Terra e um desenho de duas mãos pardas juntas segurando sementes.